Resenha: The Dark Crystal - Carta Verde

Breaking

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Resenha: The Dark Crystal



The Dark Crystal, filme lançado em 1982, traz consigo uma série de seres e criaturas fantásticas lutando contra o mal. O filme é composto de personagens e cenários que chamam atenção para aqueles que o assistem, ainda mais por optar por um tipo de animação não muito comum nos filmes do gênero: muppets.
Apesar de um roteiro simples e sem muitas ambições, o filme consegue trazer o encantamento e a maravilha que esperamos.



A história do filme gira em torno do Crystal das Trevas. Nele, todo o mal está contido, e por sua causa uma raça de criaturas semelhantes a corvos, os Skeksis, governam como imperadores do mundo. Esses monstros retratam o lado ruim de toda a existência, incorporando todas as ambições da vida. Logo no início do filme nós descobrimos que o antigo imperador Skeksis está morrendo.
Apesar de, mesmo no leito da morte, ele se afirmar como superior e dono de tudo, o imperador morre, deixando o cargo como sucessor livre.
Uma cena muito divertida do filme diz respeito ao modo como o novo imperador é escolhido. Uma espécie de classe da burguesia se afirma como um novo imperador, e o único modo de decidirem realmente que assumirá o posto é realizando um ritual incomum, onde os dois inimigos devem tentar desferir o golpe mais forte de suas espadas em uma pedra.



Além dos Skeksis, uma segunda raça de seres habita o mundo. Ao contrário dos monstros luxosos e ambiciosos, os Místicos vivem em uma vida de paz e tranquilidade em um ambiente muito semelhante a um santuário. Nesse lugar, eles ficam em constante estado de meditação, aguardando para o momento em que devem abandonar o lar.
A aparência dos místicos é retratada nos moldes de um cachorro ou algo do tipo, apesar de surpreender na peculiaridade que seu rosto, pois também apresenta traços de répteis. A única aparição desses seres é em rápidas cenas onde podemos vê-los trilhando um longo percurso ao qual não tomamos conhecimento até o final do filme, além do mestre do protagonista do filme que morre logo no início.



Para que o Cristal seja consertado, somente uma raça pode ajudar: os Gelflings. Os Gelflings são seres que estão destinados a cumprir o destino de restabelecer a tranquilidade ao mundo. Descobrimos através das palavras de um dos personagens que os Gelflings foram caçados e quase extintos, restando apenas dois deles, os protagonistas Jen e Kira.
Agora, cabe a eles cumprir a profecia e trazer a paz que todos esperam, derrotando os Skeksis.



The Dark Crystal é um filme muito divertido e cumpre com todos os aspectos de sua premissa. Carregado de influências típicas do roteiro de filmes de fantasia, onde a história se resume completamente ao velho lema do bem contra o mal, os personagens e os cenários conseguem fazer com que o telespectador fique até o fim do filme. É sensato ainda apontar para o aspecto de teatro que toda a trama se arrasta no desenrolar da história, onde por vezes sentimos a proximidade dos bonecos utilizados com o público em si.


Nota: 2,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad